Connect with us

Eventos

MA: Semana de Museus terá programação cultural gratuita

O evento reúne diversas casas de cultura vinculadas à Sectur.

O Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM). Foto: Divulgação.

Maio, conhecido pela comemoração do Dia das Mães, também é o mês onde os museus costumam oferecem programações culturais gratuitas e diversificadas para celebrar o Dia Internacional dos Museus (18/5). A 16ª temporada cultural da Semana de Museus, evento nacional que ocorre de 14 a 20 deste mês em todo o Brasil, terá atividades em São Luís e interior do Maranhão.

O evento reúne diversas casas de cultura vinculadas à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), além de outros museus do Estado. A programação conta com exposições, ciclo de palestras, exibição de filmes, visita mediada aos museus, oficinas, atividades culturais e educativas.

O tema da 16ª edição é Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos, propondo uma aproximação dos museus com seus públicos tanto por meio de conexões digitais quanto por outros meios de interação.

Participam desta edição o Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM), a Casa da Fésta (Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho), a Casa do Maranhão, o Museu Histórico de Alcântara, a Casa de Cultura Josué Montello, o Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia, a Casa de Nhozinho, o Museu do Reggae, Convento das Mercês, além de outras casas de cultura não vinculadas ao estado, como a Casa Huguenote Daniel de La Touche, o Instituto Ecomuseu Sítio do Físico, o Memorial da Balaiada, em Caxias, a Secretaria de Cultura de Água Doce do Maranhão, entre outros.

São Luís

Em São Luís, 11 equipamentos culturais do Estado estão com programação especial. Nesta segunda-feira (14), às 14h, começa o ciclo de palestras Museus: Conexões de Sentidos, promovido pelo Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM). O evento segue até o dia 16 no auditório do Palácio dos Leões, debatendo temas variados sobre os museus.

O MHAM e o Museu de Arte Sacra também oferecem visita mediada com inserção de QR Code em algumas peças da exposição. A ferramenta possibilita que os visitantes tenham acesso online às informações do acervo.

Outra atração é a roda de conversa e leitura pública na Casa de Cultura Josué Montello, de 16 a 18 de maio, com a participação de idosos, abordando dois romances de Josué Montello, utilizando-se de leitura de trechos que exemplificam o viver maranhense. Nos outros dias, ocorrem ainda exibição de documentários, oficinas e contação de histórias para o público infanto juvenil, com base no livro ‘O Tesouro de D. José’.

O espaço interativo Lugar de Memória, do Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia (CPHNAMA), é uma ótima opção para esse maio de museus. Dispõe de diversos recursos audiovisuais, linha do tempo e outras curiosidades. No dia 16, o Centro apresenta três palestras: Terra de Gigantes: os dinossauros do território maranhense, com Agostinha Pereira, às 15h; Conectando com a Pré-história do Maranhão: As populações palafiticas da Baixada, com Deusdédit Filho, às 16h; e Antenado com as populações indígenas do Maranhão: Resistência e diversidade, com João Damasceno, às 17h.

A Fundação Memória Republicana oferece no dia 18 oficinas de dança, além de visita mediada ao museu. Ainda no dia 18, a Casa do Maranhão promove a intervenção teatral Instalação Plugados – Trilhas Digitais, às 16h, no Salão de Exposição, abordando aspectos positivos e negativos do uso da tecnologia.

Alcântara

Na cidade de Alcântara, a Semana de Museus ocorre durante a Festa do Divino, uma das manifestações religiosas mais tradicionais do Estado e que, anualmente, recebe muitos turistas. Para receber os visitantes, o Museu Histórico de Alcântara preparou uma exposição especial sobre a festividade.

Caxias

Em Caxias, o Memorial da Balaiada oferece aos visitantes uma programação cheia de atividades culturais. No dia 18, haverá apresentação do Grupo de Dança do Instituto Salmos, palestra sobre o movimento da Balaiada no Maranhão no contexto da cidade de Caxias, exibição de filme, visita mediada e roda de conversa.

Água Doce do Maranhão

Em Água Doce do Maranhão, a Secretaria de Turismo realizará exposição com acervo de fotos e utensílios que representam a história e o desenvolvimento da cidade, e visita mediada às igrejas que constituem o patrimônio histórico e cultural do município.

 

*Com informações do Governo do Estado.

Advertisement Image Map

Volts Charts

Em alta agora