Connect with us

Eventos

Orquestra de Violões da EMEM apresenta clássicos da música

O acervo contempla canções de várias gerações do Brasil.

Foto: Divulgação.

Ofertando atividades de formação e aprimoramento na área da música, e, sobretudo, fomentando a produção, circulação e difusão de projetos artísticos, no dia 26 de abril será realizada mais uma edição do Concerto Sesc Partituras. Apresentando a Orquestra de Violões da Escola de Música do Estado do Maranhão (EMEM), o evento é gratuito e ocorre a partir das 19h, no Teatro Aldo Leite, no Palacete Gentil Braga, sede do Departamento de Assuntos Culturais (DAC), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Centro Histórico de São Luís.

O Sesc Partituras constitui-se em uma biblioteca virtual de música em constante atualização, carregada de obras transcritas por meio de programas de editoração musical.

O acervo contempla canções de várias gerações do Brasil, desde o período colonial até os dias de hoje, as quais muitas até então eram apenas pertencentes a acervos particulares.

O projeto, também, traz obras de compositores contemporâneos ainda poucos conhecidos, instituindo-se como um palco de difusão da diversidade musical brasileira, além de integrar programações desenvolvidas em todo o país pelos Departamentos Regionais.

O repertório da primeira apresentação do Sesc Partituras em 2018 incluem canções de obras compiladas na biblioteca do projeto Sesc como Fim de Tarde (César Lima), Valsa para Violão (Quincas Laranjeira) e Romanceiro (Edino Krieger), interpretadas pela Orquestra de Violões de Música do Estado do Maranhão (EMEM), sob a regência do maestro Roberto Froes.

A orquestra surgiu da iniciativa do professor mestre Roberto Froes ao ministrar a disciplina de violão, que passou a organizar repertórios de Duos, Trios e Quartetos do instrumento.

Em 2014, os alunos desejaram tornar a atividade permanente dentro da escola e, após a participação na homenagem aos 40 anos da EMEM, diversos estudantes e ex-estudantes sentiram-se motivados a fazer parte do grupo.

Advertisement Image Map

Volts Charts

Em alta agora