Connect with us

Eventos

14ª Aldeia Sesc Guajajara de Artes conta com shows e programação para todos os públicos

Programação segue até dia 11 de outubro, com eventos gratuitos em vários pontos de São Luís.

A abertura da 14ª Aldeia Sesc Guajajara de Artes acontece neste sábado, dia 05 de outubro, na Concha Acústica Reynaldo Faray, Lagoa da Jansen. A programação começa às 19h, com performance do Coletivo O Circo Tá na Rua, show da Orquestra Maranhense de Reggae, discotecagem com a DJ Fê Marques e show da carioca Alice Caymmi.

Dando destaque para os ritmos e artistas locais, a abertura terá o show da Orquestra Maranhense de Reggae/MA, projeto que tem a proposta de difundir a música jamaicana, brasileira e maranhense, fazendo uma releitura dos ritmos da cultura popular do estado na versão reggae. Logo após, fortalecendo a representatividade feminina, temos a DJ Fê Marques/MA, que irá apresentar um set que passeia por vários estilos musicais, conectando e animando o público. Logo após, sobe ao palco Alice Caymmi/RJ, cantora, compositora, musicista e performer, que começou a cantar e compor aos 10 anos. Com quatro discos lançados, Alice Caymmi/RJ vem pela primeira vez para São Luís apresentar um show pop, que reúne sucessos da sua discografia.

No domingo terá programação para as crianças. Em parceria com o Pátio Norte Shopping, será apresentado às 14h30, na praça de alimentação, o espetáculo circense “O Circo de Dois Palhaços Só”, da Cia. Cambalhotas/MA, que mostra a tentativa do Palhaço Carambela Guatchin em fazer um número solo, quando o mesmo é interrompido pelo Palhaço Coquinho Pitú. Ainda com a proposta de descentralizar as ações do evento, às 16h30 ocorre na praça Primeiro de Maio, na Vila Embratel, uma vivência circense com o Coletivo O Circo Tá na Rua/MA e contação de história com o grupo Xama Teatro/MA.

Encerrando o final de semana da Aldeia, será apresentado às 17h, o espetáculo musical “Cadê a herança” com a Cia. Encanto Coletivo/MA, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton. É o primeiro espetáculo musical de texto autoral da companhia. O enredo narra o reencontro de uma família, embalada pela força das músicas de Rita Lee, Elis Regina e Roberto Carlos.

A 14ª edição da Aldeia Sesc Guajajara de Artes acontece até dia 11 de outubro, com programação gratuita em inúmeros espaços da cidade de São Luís. O evento possui ações em todos os horários e para todos os públicos, com o objetivo de ampliar o acesso às atividades culturais. A programação completa pode ser acessada no site www.sescma.com.br e nas redes sociais do evento.

Continue lendo
Advertisement

Eventos

Joãozinho Ribeiro encerra turnê no Salão do Livro de Imperatriz

Show no 17º. Salimp encerra a turnê nacional “Milhões de uns” e também terá convidados especiais.

Por

No ano em que se celebram os 40 anos de carreira musical de Joãozinho Ribeiro – contados a partir da estreia em um festival universitário de música em 1979 – o Brasil teve a oportunidade de conhecer melhor um dos maiores compositores já surgidos no Maranhão, onde é bastante requisitado pelo repertório de diversos intérpretes.

“Milhões de uns”, título de sua mais conhecida composição, premiada desde 2001, ano em que foi lançada por Célia Maria, considerada a “voz de ouro” do Maranhão, emprestou o nome à turnê com que Joãozinho Ribeiro percorreu alguns palcos brasileiros, com patrocínio do Supermercado Mateus, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Maranhão.

Repertório – Durante o espetáculo, Joãozinho Ribeiro passeia por diversas fases de sua carreira e por diversos estilos que marcam sua atividade de compositor: samba, choro, marchinha, forró, cacuriá, tambor de crioula, bumba-meu-boi, blues. O repertório é cerzido por temas diversos, com pitadas de amor, eterno pano pra manga na obra de nossos melhores compositores, e crítica social, assunto do qual o artista nunca fugiu.

Com apenas um cd lançado, também intitulado “Milhões de uns”, Joãozinho Ribeiro sempre foi pautado por um exercício agregador, ao longo de sua carreira. O disco traz várias participações especiais, de intérpretes e parceiros, algo que também está sendo visto nas apresentações da turnê homônima.

“A gente vinha ensaiando essa celebração há algum tempo. Com formações reduzidas vínhamos passando por diversos projetos e casas na noite de São Luís. Mas em se tratando de 40 anos de carreira, fui provocado pelos amigos a ultrapassar o Estreito dos Mosquitos e mostrar um pouco destas décadas de arte em municípios do interior do Maranhão e em outras capitais brasileiras”, declara Joãozinho Ribeiro, protagonista desta bela festa.

A cada show, Joãozinho Ribeiro tem recebido convidados especiais e em Imperatriz não será diferente. No 17º. Salão do Livro de Imperatriz (Salimp), neste sábado (5), às 21h, com o compositor anfitrião estarão Lena Garcia e Zeca Tocantins, dois dos maiores expoentes da música popular produzida na região tocantina.

A banda que acompanha Joãozinho Ribeiro é formada por Luiz Jr. Maranhão (violão, guitarra, viola caipira e direção musical), George Gomes (bateria), Marquinhos Carcará (percussão), Arlindo Pipiu (contrabaixo e cavaquinho), Rui Mário (sanfona e teclado), Danilo Santos (flauta e saxofone) e Hugo Carafunim (trompete). A produção executiva é de Lena Santos e a coordenação geral de Josias Sobrinho.

Continue Reading

Eventos

Cantinho do Choro e Carol Cunha cantam na Esquina da Arte neste sábado

Por

O projeto cultural Esquina da Arte será realizado neste sábado (5), na rua da Cozinha Artesanal Casa Di Amici, Rua das Hortênsias, 4 Ponta D’areia, Península, em São Luís (MA). O evento ocorrerá entre 17h e 22h.

O Esquina da Arte terá como atrações musicais o Cantinho do Choro, Carol Cunha, Ana Tereza Cunha, Isabel Cunha, Wanda Cunha, Alunos da Escola de Música Carol Cunha.

O grupo Cantinho do Choro trará clássicos do chorinho, abrindo a noite de shows e trazendo um lindo pôr do sol acompanhando da melhor música instrumental brasileira.

As irmãs Isabel Cunha e Wanda Cunha, filhas do poeta, jornalista e professor maranhense Carlos Cunha farão uma participação super especial na Esquina, trazendo para o público composições da nova parceria da dupla, que recentemente lançaram o Clipe Xote da Carangueiada, trarão ao palco o bom humor, talento e muita poesia.

Carol Cunha traz um show recheado do melhor da música popular brasileira, e também cantará músicas do seu repertório autoral, entre elas Você vai lembrar de mim, composição de Selma Delago, que esteve na Semi-final do Festival Nacional da Canção este ano em Minas Gerais: O Maior Festival de Música do Brasil, e virou um Clipe lindo que já está disponível no You tube e em todas as plataformas digitais!

Ana Tereza Cunha vem com toda a sua versatilidade de instrumentista e cantora nos presenteando ao som do cavaquinho e violão.

Haverá também participação especial dos Alunos da Escola de Música Carol Cunha.

Sobre o Esquina da Arte

O Esquina da Arte é um projeto cultural que abraça a arte em todas as suas vertentes, valorizando o que é genuinamente maranhense: artesanato, arte, música, poesia, gastronomia típica, danças folclóricas, teatro e design, na esquina mais charmosa de São Luís. Neste mês a Esquina virá com o tema: Amigos na Esquina.

Continue Reading

Destaque

Volts anuncia premiação para profissionais de entretenimento no Maranhão

Por

Com objetivo de estimular o investimento, visibilidade e produção no mercado de cultura e entretenimento no Maranhão, o Grupo Volts, primeiro grupo de mídia focado em entretenimento do estado, anuncia, nesta segunda-feira (23), a primeira edição do Prêmio Volts, que será realizada dia 29 de novembro, no Teatro Sesc, com apoio do Sesc Maranhão.

“Por ser o nosso mercado de atuação, a gente sabe o quanto é desafiador sobreviver no segmento de entretenimento na nossa região. Nossa marca tem se consolidado a cada dia como referência no mercado e o Prêmio Volts vem para materializar essa relevância e presentear nossos artistas com mais essa vitrine como forma de reconhecimento por tanto suor derramado”, explica Lucas Vieira, fundador do Grupo Volts.

A votação do Prêmio Volts será popular, em duas fases. A audiência escolherá vencedores para 20 categorias que abrangem áreas como cinema, teatro, música e televisão. “Nesse primeiro ano, a gente quis investir no engajamento com o público, mas nada impede que nos próximos anos trabalhemos, também, com uma academia para uma votação mais técnica”, pontua Lucas.

Fases de votação

Duas fases de votação serão realizadas para escolher o vencedor de cada categoria. A primeira fase funcionará como peneira. Entre os dias 25/09 e 25/10, o público indicará os favoritos de maneira livre em cada categoria. O link da votação será disponibilizado e divulgado nas plataformas do Volts.

Os três mais votados por categoria passam para a segunda fase da votação, em que o público pode escolher seu favorito entre os dias 28/10 e 28/11.

As votações para as duas fases serão feitas oficialmente apenas na página oficial do evento dentro do Volts.

Categorias

A primeira edição do Prêmio Volts contará com as seguintes categorias:

  • Melhor filme de longa metragem
  • Melhor filme de curta metragem
  • Melhor documentário
  • Melhor ator de filme
  • Melhor atriz de filme
  • Melhor espetáculo de teatro
  • Melhor ator de teatro
  • Melhor atriz de teatro
  • Melhor música
  • Melhor feat musical
  • Melhor cantor
  • Melhor cantora
  • Melhor banda
  • Melhor clipe musical
  • Melhor artista musical*
  • Melhor programa de TV – entretenimento
  • Melhor apresentador de TV – entretenimento
  • Melhor apresentadora de TV – entretenimento
  • Melhor cosplayer
  • Ícone Volts*

Atenção: Na categoria “Melhor Artista Musical” devem ser considerados o conjunto de ações do profissional na execução do trabalho artístico, como qualidade musical, divulgação, conceito, performance em show e o que mais o público considerar que componha um artista completo.

A categoria “Ícone Volts” será destinada à personalidade do ano em todos os segmentos da cultura e entretenimento maranhenses. É a única categoria que contará com voto popular, mas permanecerá com indicados desconhecidos até a revelação do premiado, no dia 29/11.

Regras básicas

  • O prêmio é dedicado à obras, produtos e profissionais do mercado maranhense. Logo, a indicação de obras, produtos e profissionais de outros estados não será validada.
  • Serão consideradas válidas obras, produtos e profissionais com atuação entre 01/01 e 20/09 de 2019.

Todas as informações, indicados, finalistas, vencedores, regras e demais conteúdos serão divulgados no site Volts e através de suas plataformas nas redes sociais. O evento contará com uma conta oficial no Instagram para centralização desses conteúdos: @premiovolts.

A cerimônia de entrega do Prêmio Volts será realizada dia 29 de novembro, no Teatro Sesc, e será aberta apenas para convidados. A solenidade será transmitida no canal do Volts no YouTube – inscreva-se.

Continue Reading